mandag 5. desember 2011

Aconteceu em Oslo

O primeiro encontro dos grupos espíritas da Noruega foi um sucesso. Cristina Latini, presidente do GEEAK Noruega, abriu o encontro com muita emoção e transbordando felicidade. Ela compartilhou que o evento já tornou-se um marco que ficará registrado em nossos corações e mentes por muitos anos e, como o próprio programa estabelece, será o primeiro de vários outros encontros visando o estreitamento dos contatos, o apoio e a união entre os Grupos Espíritas Noruegueses em prol do avanço da Doutrina Espírita nesse país.


Houve também uma apresentação dos diversos grupos e participantes presentes, dirigida pela psicóloga Carmen Fernandino Berg  com um quebra-gelo muito divertido, fazendo ecoar risos e gargalhadas gostosas, adicionando ainda mais positividade à atmosfera de fraternidade no local. Dos grupos participantes tivemos: o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec de Oslo – que dirigiu o evento, Elsa Rossi representando o Conselho Espírita Internacional, o Grupo de estudos de Bergen, o grupo Chico Xavier de Trondheim, o Grupo de Estudos Espíritas de Stavanger e, como Cristina bem colocou, a Sementinha plantada em Larvik, na pessoa do amigo Paulo Tantoulos. Num total de 24 participantes no local da Felleshuset Stallen.


A palestrante convidada foi Elsa Rossi –  secretária do Conselho Espírita Internacional, paranaense atualmente morando em Londres, Reino Unido. Ela compartilhou a importância do Centro Espírita no contexto do Movimento Espírita Mundial. Como somos interligados numa teia global, toda atividade realizada na pequenina Noruega repercute em todo mundo e vice-versa, dai a importância de estarmos ligados sob essa rede de apoio, dos pequenos grupos espíritas, aos conselhos regionais e nacionais.  O Movimento Espírita cresce continuamente e não podemos achar que sozinhos transformaremos o mundo, mas como disse Bezerra de Menezes solidários seremos união. 
Elsa Rossi também compartilhou sobre a importância da divulgação da Doutrina Espírita em língua norueguesa, primeiramente em respeito a psicosfera do país que nos tem acolhido, e talvez até também resgatando uma história comum em nossas vidas passadas. Quebrando paradigmas de que o Espiritismo e só para brasileiros ou que o Brasil exporta Espiritismo.  Dai a importância em veicular material em língua nacional, para que os nossos irmãos noruegueses também possam se beneficiar da consoladora doutrina nos Espíritos.

Após a palestra, Cristina Latini nos trouxe um panorama do Movimento Espírita na Noruega; ontem e hoje. Para quem achava que o movimento Espírita havia iniciado recentemente, nos anos 90, ficamos sabendo de que o movimento Espírita na Noruega data de 1886 na pessoa de Bernt Torstenson, contemporâneo do codificador  Allan kardec e de Leon Denis. 


Bernt além de divulgador da Doutrina Espírita na Noruega era magistrado, trabalhou no Departamento de Auditoria do governo e falava  várias línguas. Foi o grande pioneiro e maior divulgador do Espiritismo na Noruega e Escandinávia. Deixou um inestimável trabalho de tradução  das obras de Kardec , entre outras ligadas ao Espiritismo (na Biblioteca Nacional). Foi também editor da revista ‘Morgendemringen’ publicada pela primeira vez em  1886 e editada mensalmente em formato A4 durante 38 anos. A revista continuou por alguns poucos anos após a desencarnação de Bernt Torstenson, mas infelizmente teve de ser interrompida. Pudemos sentir uma atmosfera de grande emoção e respeito quando Cristina compartilhou o sonho do grande dia em que a revista 'Morgendemringer' venha a ser reaberta e retomada sua publicação mensal na Noruega.

Finalizando o encontro, a pedagoga Maria Aparecida Padilha Ribeiro, também do GEEAK Oslo, nos brindou com uma dinâmica de grupo “ Café Diálogo”, no qual os grupos espíritas pudessem se entrosar trazendo seus desafios atuais e buscando soluções em conjunto.  O resultado não foi outro além do encorajamento mútuo e o desejo de solidariedade e crescimento da doutrina Espírita na Noruega.  Comentamos sobre tomar as rédeas, arregaçar as mangas e trabalhar na Seara Espírita norueguesa. Na certeza que com o aumento da nossa responsabilidade também aumenta o amparo e direção da Espiritualidade Maior que já tem estado jubilante com o desenvolvimento do Movimento Espírita na escandinavia.
  
O encontro terminou com um lanche fraterno à brasileira, com direito a canjica quentinha deliciosa e caldinho de feijão muito gostoso. 

3 kommentarer:

  1. ola!! muito bom seu texto..e realmente foi um encontro maravilhoso..estamos fazendo historia!!!! Foi muito bom estar por lá e saber que as dificuldades sao parecidas...e que estamos aqui para nos ajudar...com fé e perseveranca!!

    abracos,Cristiani

    SvarSlett
  2. Ola! Muito bem resumido o que se passou no sabado em nosso encontro.
    O que mais me deixou feliz e emocionada foi a sintonia que pairava no ar daquele local. Sinto-me privilegiada por estar fazendo parte desse momento. Ter estado ali foi, para mim, uma bençao e uma confirmaçäo de que estou no caminho certo. Um caminho que veio se mostrando para mim aos poucos. Graças a Deus eu ouvi a esse chamado.
    Um abraço com muito carinho!
    Francilene

    SvarSlett
  3. Queridos amigos espíritas e simpatizantes, na Noruega.
    Que alegria poder ter tido a oportunidade de estarmos juntos, em nome de Jesus e com o objetivo maior de crescermos espiritualmente, para podermos dar conta da tarefa no pais a que fomos chamados a servir. Deus abencoe todos os seus esforcos na divulgacão em Norueguês de nossa Doutrina Esclarecedora.
    Unamos os nossos esforcos a fim que que o Mestre ao chegar, encontre a obra acabada!
    Abracos de luz
    Elsa Rossi

    SvarSlett